O poder da vida consciente

 Você influencia o mundo ao seu redor


O mundo externo segue a confusão que a humanidade possui dentro de si. É a partir do que há em nosso âmago que agimos no mundo material. Observe a diferença entre o que você materializa quando está feliz e quando está triste. A paz interior gera ação positiva no plano físico. Infelicidade gera grosserias, egoísmo e todo tipo de agressão ao que está lá fora. 

É engraçado dizer lá fora porque na verdade não há separação. Tudo está interconectado, vivemos em uma imensa rede metafísica que conecta a tudo e a todos. Nossos pensamentos, palavras e ações têm o poder de gerar harmonia ou desequilíbrio. Quando um grande número de pessoas vibra e age no mesmo padrão de consciência, as consequências surgem em grande escala. 

Eis o claro exemplo da pandemia do coronavírus. Temos insistimos tanto na exploração animal, que não estamos conseguindo escapar das zoonoses que migram para humanos. Por isso friso sempre que a solução para um mundo melhor é você. Cure-se e o mundo lá fora será curado também. 🌟

Não sou nenhuma especialista em comportamento humano, sou apenas um ser imperfeito em constante despertar sobre seu verdadeiro motivo para estar aqui. Mas nesta trajetória, algumas coisas me fazem muito bem! Por isso compartilho aqui algumas sugestões para você também viver uma vida mais feliz e consciente 💖

1. Detox digital

Para quem trabalha com computador e faz uso das redes sociais por motivos profissionais (como eu), é um desafio reduzir o tempo em frente às telas. No entanto, faço algumas coisas para poupar a minha saúde física e psíquica que podem te ajudar também: (a) Reduzir o tempo nas redes sociais e usá-las com propósito; (b) Checar o celular o mínimo de vezes possível de dia e desligá-lo durante a noite; (c) Ao trabalhar no computador, fazer pausas regulares (idealmente a cada hora) para se alongar, tomar água e descansar os olhos; e (d) No final de semana, evitar telas ao máximo.

2. Alimentação

Uma alimentação saudável, baseada em vegetais, é a medida mais eficaz para manter a saúde e altos níveis de bem-estar. Em contrapartida, o consumo de produtos de origem animal é péssimo para a saúde e para o meio ambiente. Sem falar, é claro, que alimentar-se de animais é absolutamente desumano e desnecessário. Ao consumir o corpo e/ou as secreções de animais tratados como mercadoria, você potencialmente ingere também a sua dor física e emocional. Alinhe sua alimentação com seus valores e você verá a leveza que isso trará para a sua vida! 


3. Exercício físico

Descubra uma atividade física da qual você goste e procure fazer pelo menos 30 minutos de exercício todo dia. Pode ser algo simples, como uma caminhada, só não deixe de se exercitar! Alongar-se alguns minutinhos no dia também faz toda a diferença. Não posso deixar de citar a yoga, que para mim opera verdadeiros milagres. A yoga não somente exercita muitos músculos que são poucos utilizados em outros tipos de exercício, mas também harmoniza a nossa respiração, reduz as ondas mentais, diminui a ansiedade e traz vida para o corpo através do prana. Remédio de Deus. 


4. Conexão com a Natureza

A Natureza é a maior terapeuta do universo. Mantenha contato com a Natureza da maneira que for possível para você, já que nem todos temos o privilégio de morar perto dela. Coisas simples como pisar descalço no pedacinho de terra que você tem na sua casa ou contemplar as árvores balançando lá fora já ajudam. 

Procure mexer na terra, mesmo que seja plantando algo em vasos dentro de casa. Converse com as plantas, agradeça à Mãe Terra pelo alimento de todo dia. Procure tomar pelo menos 20 minutos de sol todo dia, seja para a absorção de nutrientes que para a elevação do padrão vibratório – a radiação solar é um medicamento natural contra a depressão. 

Observe o progresso das fases da lua e a hora em que o sol nasce e se põe, que vai mudando ao longo das estações. Essa reconexão com o mundo natural é extremamente terapêutica.


5. Hobbies

Reserve um tempo na semana (ou idealmente no dia) para seus hobbies. A escolha de um hobby é algo muito pessoal, mas quer você escolha pintar, dançar, cantar, escrever, tocar um instrumento, ou o que quer seja, faça disso um momento sagrado. Não deixe para se dedicar àquilo que nutre a sua alma somente quando sobrar tempo. Nunca sobra tempo. Nós é temos que priorizar o que entra na nossa rotina. Priorize o alimento interior.

6. Espiritualidade e meditação

A espiritualidade é uma faceta importante do nosso ser, e negá-la é abstrair-se da nossa conexão com a Fonte, com a nossa verdadeira identidade. Sem essa conexão, a vida perde o propósito e o nosso objetivo passa a ser a matéria… quão limitante e desolador. A Divindade, a Fonte ou como quer que você a chame está em toda parte, em especial no nosso coração. Reserve um tempo do seu dia para refazer essa conexão. 

Medite, ore, ouça o que seu coração tem a dizer, ele traz as verdades mais puras. Reservar um tempo para a meditação e orações é um grande investimento em paz e bem-estar. Aliás, a meditação nos ajuda a desacelerar a mente e acessar conhecimentos elevados. Com a prática constante, você vai ter insights cada vez com mais frequência.

7. Viajar

Viajar é renovador. Não importa se você tem condições de cruzar o oceano ou somente viajar por algumas dezenas de quilômetros. O que interessa são os universos que você desvenda ao abandonar o que é familiar. Descobrir outras paisagens, outras culturas, outros modos de viver é um modo muito eficiente de adquirir conhecimento, abrir a mente a novos paradigmas e se autodesenvolver.

8. Leitura

Ler pelo menos 15 páginas por dia é um hábito muito saudável para o intelecto. Se você fala mais de uma língua, alterne livros em línguas diferentes. Procure ler sobre assuntos que agreguem valor à sua vida. 

Grife o texto e faça anotações quando achar um trecho interessante, assim você grava melhor as informações e pode acessá-las mas facilmente depois. Ler é viajar sem sair de casa, é enriquecer a mente e a alma. A leitura constante faz você se deparar com outras formas de enxergar o mundo e com novos argumentos e ainda melhora o seu vocabulário. Assim você se aprimora a cada dia.

9. Mudança e autodesenvolvimento

As pessoas costumam ter dificuldade para tolerar o que tiver natureza transformadora. No entanto, a própria Natureza é impermanente. Mudar é bom, mudar é crescer. Não tenha medo da transformação, principalmente quando isso significa viver em ressonância com a sua ética pessoal e os seus anseios do coração. Seja sempre melhor do que foi ontem. Coloque em prática tudo o que tem aprendido. Aliás, isso é muito importante nessa época de informação abundante e pouca reflexão. Como diz Clarissa Pinkola Estés, “Podemos deter todo o conhecimento do universo, mas ele se reduz a um ponto: praticá-lo”.


10. Perdão

Ninguém machuca o outro sem estar muito infeliz. As pessoas transbordam o que há dentro delas. O perdão te ajuda a viver com mais leveza. Perdoar não é se deixar fazer de bobo, muito pelo contrário. Perdoar é soltar uma carga que não te pertence, além de ser um sinal de força e equilíbrio interior. Fazer o mal é horrível e eu prefiro mil vezes ser a vítima do que o algoz. 

Siga em frente fazendo o seu melhor, trilhando o seu caminho, sem competição nem comparações desnecessárias, cuidando de fazer tudo sempre para o bem maior. A paz e a luz estarão sempre com você. 🙌

11. Ser verdadeiro consigo mesmo

A sociedade tenta nos atrair de volta ao estado da inconsciência. Se você é como eu, que vive às margens da corrente da sua cultura por cultivar visões de mundo muito diferentes do usual, você tem menos chances de ser atraído para a vida inconsciente. Mesmo assim, todos nós somos seres sociais e, portanto, somos influenciados pelo meio circundante. Por isso, continue vivendo com propósito

Jamais se esforce para mostrar que é aceitável, para agradar os outros em detrimento da sua verdade. Quando somos nós mesmos, atraímos as pessoas certas para perto de nós. Seja uma pessoa íntegra, uma pessoa autêntica, uma pessoa que faz a diferença! 🙏

Espero que estas dicas tenham te inspirado 😉 






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Engenharia de Alimentos - a profissão do futuro?

Veganismo ou extinção em massa

Mas afinal, por que defender os animais?